Fisioterapeuta, entenda como atuar com pacientes com desequilíbrios neuromotores com o objetivo de prevenir a escoliose ou minimizar seus efeitos!
Este material foi desenvolvido visando proporcionar a você um entendimento claro e sucinto sobre os aspectos relacionados à intervenção da escoliose e seu tratamento.
Compreenda as principais causas da escoliose, seja desequilíbrio neuromuscular ou outros padrões.
As principais perguntas que você, fisioterapeuta, deve fazer frente à cada paciente com escoliose (que possa vir a ter ou que já tenha desenvolvido) são:
✓ Onde ele começa e de que forma se apresenta?
✓ Qual musculatura está mais ativa e qual está inativa ou menos responsiva?
✓ Em qual segmento observa-se a falta de sinergia muscular?
✓ Essa falta de sinergia é gerada por falta de força muscular isolada, por reações de endireitamento ineficientes ou pela associação de ambas situações?
✓ Qual o padrão de postura adotado por esse paciente?
✓ O desalinhamento é passível de mudança, ele melhora após o manejo? ou a escoliose é estruturada e já envolve malformação da coluna vertebral?
Inicie já a leitura deste material
“Escoliose na desordem neuromuscular: atuação da fisioterapia parte II”, e compreenda a agir para neutralizar ou minimizar.
E lembre-se,
como fisioterapeuta que faz parte de uma equipe multidisciplinar, para promover reabilitação ao paciente, é importante adotar medidas conjuntas para que a equipe e a família contribua no processo, visando garantir resultados.
Baixe já o material e compreenda afundo os aspectos relacionados à escoliose!
A prevenção da escoliose tem foco principal na capacidade total do paciente e sua qualidade de vida
Por isso, desenvolvemos este material gratuito com informações para que você, profissional consiga compreender os aspectos relacionados à avaliação, participação da família e da equipe multidisciplinar no processo de reabilitação.
Rua dos Missionários, n° 1150 - Jardim Paulista - Dourados/MS
Telefones: (67) 3038-7667 | 99893-6224
2022 © Copyright Move Mais. Todos os direitos reservados.